SEJA BEM VINDO AO NOSSO BLOG

Matérias recentes do Blog

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

TESTEMUNHAS SÃO OUVIDAS NA AUDIÊNCIA QUE PODE CULMINAR COM A CASSAÇÃO DO PREFEITO FRANCISCO ANTONIO

Foi realizado durante todo o dia 27 de outubro, no plenário da Comarca Walter Carvalho Miranda, na cidade de Esperantina, a tomada de audiências das testemunhas de Acusação e de Defesa que foram arroladas nos Autos de Investigação Judicial Eleitoral – AIJE 200/2008.

As audiências foram presididas pela meritíssima Juíza de Direito, Dra. Elvanice Pereira de Sousa Frota Gomes e acompanhada pelo Promotor Eleitoral Dr. Fernando Soares de Oliveira Junior, que atuou na condição de investigante da Ação que foi impetrada na época do período Eleitoral pela representante do Ministério Publico Estadual do Piauí, Dra. Cléa Cristina Pereira Januário Fernandes.

Estão na condição de investigados nesta Ação o atual Prefeito de Esperantina, Francisco Antônio de Sousa Filho, a vice-prefeita, Soraia Maria de Sampaio Medeiros de Aguiar, Flavio Decat Moura (Presidente da Empresa CEPISA), Merlong Solano Nogueira (Presidente da Empresa AGESPISA), Lucile Sousa Moura (ex-presidente da EMGERPI), Karenina Dantas Eulálio (Diretora do DER) e Fernando Antônio Danda Vasconcelos (Diretor do PCPR).

Os advogados: Ayslan Sirqueira de Oliveira esteve representando na ocasião o atual presidente da Empresa CEPISA, Dr. Flávio Decat que foi citado também na referida Ação.

Já os advogados: Germano Tavares Pedrosa e Giania Lúcia Carnib Barros representaram os demais gestores a exemplo do Prefeito Chico Antônio e da vice-prefeita Soraia Aguiar.

Estão arroladas com testemunhas cerca de 20 pessoas, sendo que somente seis eram de acusação. Algumas testemunhas não compareceram no plenário do fórum para serem ouvidos.

Uma das primeiras pessoas a prestar depoimento foi o autônomo Sebastião Resende Lustosa, que disse em seu depoimento que foram construídas no período eleitoral várias obras e disse ainda que não tem interesse nenhum em favorecer alguma das partes, tendo em vista que atualmente trabalha de forma autônoma fora do país.

A testemunha Carminha Rodrigues dos Santos se limitou a informar para a juíza que não tomou conhecimento de nenhuma obra construída pelo prefeito Chico Antonio durante o período eleitoral do ano passado.

A professora Sandra Ferreira Carvalho, atual Presidente da Associação de Moradores da Localidade Canto da Palmeira e diretora da Escola Municipal João José de Oliveira(Canto da Palmeira), disse em seu depoimento que a escola do ensino médio de sua localidade foi construída pelo governo do estado no ano de 2007, a pedido dos próprios moradores e pelas associações de moradores vizinhas, uma vez que a escola do município havia sido proibido pelo ex-prefeito da época. Falou ainda que o poço tubular existente na localidade foi conseguido através de um documento abaixo-assinado feito pelos moradores e enviado ao Presidente da empresa AGESPISA que até hoje não foi concluído.

O comerciante José Carvalho da Silva, que atualmente exerce o cargo de assessoria de gabinete da administração Chico Antonio, disse durante seu depoimento que nunca soube em nenhum momento que o atual prefeito Chico Antonio durante o período eleitoral tivesse abusado de poder político e econômico.

Foi ouvido também o Presidente da Associação de Moradores da Localidade Limoeiro, o conselheiro tutelar Richardson Ribeiro, ele falou em seu depoimento que a comunidade Limoeiro foi beneficiada com abastecimento de energia implementada na primeira quinzena de março de 2008, razão pela qual atribui ter sido arrolado como testemunha pelo Ministério Público. Disse ainda que as pessoas que foram beneficiadas com essa energia elétrica atribuem tal aquisição ao candidato Chico Antonio e que neste processo não houve nenhuma ingerência da Associação de Moradores do Limoeiro. Falou também que as instalações da energia foi feita pela empresa JJ Instalações, cujo proprietário é o senhor Juscelino (funcionário da Cepisa).

O chefe do Cartório Eleitoral, Dr. Raul Sérgio Aragão Ventura, informou que a partir de agora inicia a fase de diligências e em seguida acontecem as alegações finais.

Não custa nada lembrar que todas as testemunhas que faltar com a verdade durante seus depoimentos, poderá responder por crime de falso testemunho, podendo até serem presos.

2 comentários:

Anônimo,  5 de novembro de 2009 às 16:54  

CLARO QUE TODAS AS OBRAS REALIZADAS EM ESPERANTINA, NO ANO PASSADO, SÃO FRUTOS DO SR. CHICO ANTÔNIO PARA PODER ELEGER-SE PREFEITO. ALGUEM TEM DÚVIDA DISTO ? EU NÃO TENHO....

Anônimo,  5 de novembro de 2009 às 19:24  

esse prefeito deveria está era preso cara..aff maria, foram muitas obras eleitoreiras e ainda comprou quase todas as testemunhas para depor em sua defesa no processo que com certeza irá culminar com sua cassação..abcs
André Barros

Related Posts with Thumbnails
© Todos os direitos reservados ao PAUNAMAFIA.BLOGSPOT.COM - © 2009 - 2010 / deesperantina@gmail.com - Fone: (86) 9940-8840
É permitida a reprodução com autorização ou citando a fonte.