SEJA BEM VINDO AO NOSSO BLOG

Matérias recentes do Blog

terça-feira, 1 de junho de 2010

Servidores do Estado têm empréstimos que não fizeram

O resultado de uma auditoria realizada pela Secretaria de Administração do Estado do Piauí nas contas de empréstimos consignados dos servidores e das instituições credenciadas mostrou que houve invasão nos contracheques de centenas de servidores. Segundo o secretário a invasão teria sido realizada através das senhas de instituições bancárias e ou correspondentes bancários credenciadas pelo Governo do Piauí. Ao todo 23 instituições eram credenciadas e pelo menos 19 delas cometeram a invasão nos contracheques, realizando operações não autorizadas pelo servidor ou apenas a divulgação dos dados e saldo bancário.

Segundo o secretário de Administração, Evaldo Ciríaco, o relatório será encaminhado para a Procuradoria Geral do Estado. O objetivo, segundo o secretário e formular denuncia contra as instituições junto ao Ministério Público do Estado e ou Ministério Público Federal. A constatação das irregularidades foi um dos motivos que levou o Governo a restringir os empréstimos consignados a apenas dois bancos.

“Consideramos que pelo menos dois crimes aconteceram, um deles foi a invasão do saldo dos servidores e as operações de empréstimos que na verdade não ocorreram e o outro foi a quebra de sigilo bancário. Não estamos acusando nenhuma instituição, mas vamos encaminhar o relatório para a procuradoria”, afirmou o secretário Evaldo Ciríaco. Segundo ele o saldo de sua conta bancária e até mesmo as informações bancárias do procurador geral do Estado foram alvo das invasões.

Evaldo Ciríaco informou que a auditoria foi realizada no ano passado e teve como motivação uma série de reclamações e procedimentos administrativos requeridos por servidores que possuíam e por servidores que não possuíam empréstimos consignados.

Segundo ele não há como quantificar a quantidade de servidores que foram atingidos pelo problema. Ele explica que as instituições tinham acesso aos dados dos servidores porque podiam se cadastrar no sistema para obter uma senha máxima. Esta senha poderia ser multiplicada e através dela com o pedido dos servidores os empréstimos eram realizados. “O problema é que em alguns casos as instituições ou pessoas dentro delas agiam de forma errada”, acrescentou o secretário.

O secretário disse que em vários casos as instituições reconheceram as fraudes e muitos problemas. “Houve casos de acordo já realizado, tanto na Justiça como administrativamente. Em outros casos já houve a devolução do recurso”, explicou.

Fonte: ai5.com

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails
© Todos os direitos reservados ao PAUNAMAFIA.BLOGSPOT.COM - © 2009 - 2010 / deesperantina@gmail.com - Fone: (86) 9940-8840
É permitida a reprodução com autorização ou citando a fonte.